You are currently viewing Manifestação contra a Intolerância Religiosa

Manifestação contra a Intolerância Religiosa

O Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico (CBDRC) manifesta seu mais veemente repúdio a quaisquer atos de intolerância religiosa, uma prática abjeta que atenta contra os princípios basilares da dignidade humana, do respeito à diversidade e da liberdade de crença.

Em um país multifacetado como o Brasil, onde a Constituição Federal, em seu Artigo 5º, consagra a inviolabilidade da liberdade de consciência e de culto, é repugnante que indivíduos e grupos religiosos ainda sejam vítimas de discriminação, violência e desrespeito em razão de suas convicções espirituais. Sejam as religiões de matriz africana, as tradições indígenas, as sendas pagãs, o Islã, o Judaísmo ou qualquer outra expressão de fé ou ausência dela, todas merecem igual proteção e reverência.

A intolerância religiosa não apenas viola direitos individuais, mas fragiliza o tecido social, disseminando o ódio e a divisão em uma nação já assolada por polarizações. Ressaltamos que tal conduta constitui crime, previsto na Lei nº 9.459/1997, sujeitando os infratores a sanções legais. Repudiamos, ademais, os discursos que banalizam a exclusão e ridicularizam símbolos sagrados, bem como as práticas que perpetuam estigmas históricos e desigualdades.

Conclamamos as autoridades a intensificarem as políticas de combate à discriminação, promovendo a educação para a paz e o diálogo inter-religioso. À sociedade, reiteramos: a diversidade é nosso maior patrimônio. O respeito à fé alheia é condição sine qua non para o exercício pleno da cidadania, garantindo o direito de existir com autenticidade e soberania.

Nesse sentido, expressamos nossa solidariedade a todas as vítimas desses atos ignominiosos e nos colocamos à disposição para colaborar com iniciativas que fomentem a cultura do respeito. Que possamos, juntos, edificar um futuro onde a espiritualidade seja um elo, unindo ideias, valores e posturas de crescimento mútuo, e jamais um muro de segregação e preconceito.

Encorajamos veementemente que qualquer ato discriminatório presenciado ou sofrido seja denunciado ao “Disque 100”, canal do Governo Federal para denúncias de violações de direitos humanos. O Disque 100 é um serviço gratuito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, disponível 24 horas por dia, todos os dias, que recebe e processa denúncias, desempenhando um papel crucial no combate a esses crimes.

Adicionalmente, disponibilizamos o e-mail da Ouvidoria do CBDRC, que pode ser utilizado tanto para denúncias quanto para aconselhamento em situações análogas: ouvidoriacbdrc@gmail.com – Fah Kredriwidã.

Esta Diretoria Interina e a Comissão de Comunicação e Articulação permanecem vigilantes e engajadas na defesa da proteção e segurança de nossa Comunidade.

Brasil, 15 de março de 2025

Comissão de Comunicação e Articulação – CCA Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico – CBDRC

Texto: Alyne Atanoklerkä, Coordenadora da Comissão de Comunicação e Articulação – CCA e Gabriel Bleddogaros, Diretor Secretário Interino – CBDRC